Artigos

Sou consumista será que isso é um problema?

Autor: Amanda Tamirys Coelho Sousa Data: 19/07/2017

Você compra muito? Na maioria das vezes objetos que não precisa ou usa? Está tendo problemas com suas finanças em decorrência disso? Tem vergonha de admitir para as pessoas essa dificuldade?

As perguntas acima são critério para identificar se seu consumo está se tornando um problema podendo chegar ao extremo de desenvolver o transtorno psicológico: compulsão por compras.

Vivemos numa sociedade na qual o ter se transformou em sinônimo de ser. Ou seja, somos valorizados e reconhecidos mais pelo que temos, objetos materiais, do que pelo que somos, características particulares. Numa constante ilusão de que tudo que é primordial pode ser comprado.

Nessa realidade o consumo é supervalorizado já que, é a forma mais rápida de ter. Ele é necessário e natural, a grande questão é, será que sabemos ser bons consumidores? Há o consumo natural como meio de satisfazer às nossas necessidades reais. E o consumo que visa atender desejos criados para satisfação psicológica ou social como status, poder, beleza.

É esta última maneira de consumir que pode levar ao consumo patológico. A compulsão por compras consiste em pensamentos intrusivos que despertam na pessoa a crença da necessidade de adquirir diversos tipos de produtos. Esses pensamentos se tornam obsessivos ao ponto de a pessoa sentir uma extrema urgência em realizá-los com o intuito de aliviar esse mal-estar interno com alto nível de angústia e ansiedade. O problema é que com o passar do tempo esse alivio obtido com a compra diminui sua duração exigindo cada vez mais a necessidade de uma nova compra. Tornando-se assim um ciclo vicioso.

Grande parte dos compulsivos tem muita dificuldade em identificar seu comportamento como um problema e em admitir para os outros, por culpa e vergonha. O que retarda a busca por tratamento.

Caso você tenha respondido sim às perguntas iniciais e se identificou com esse comportamento descrito no texto, reflita e busque ajuda, esse transtorno tem tratamento que inclui: se informar e compreender o problema, uso de medicamentos para aliviar a compulsão, psicoterapia com o intuito de compreender e explorar formas de enfrentamento e grupos de ajuda.

 

Amanda Tamirys Coelho Sousa

Crp: 04/ 39336

 

Referencia: SILVA, Ana Beatriz B. Mentes Consumistas: do consumismo à compulsão por compras – 1 ed. –São Paulo : Globo 2014.