RPG no tratamento da fibromialgia

Autor: Ronan Batista Silva Data: 12/04/2017

Sempre que nosso corpo sofre, ele consciente ou inconscientemente, reage. Cada um de nós tem, no entanto, sua resistência a agressão e a sua própria maneira de reagir a ela. O que vemos é muitas vezes a maneira de se defender através de padrões de posturas não fisiológicas - compensações. Tais padrões levam a vícios posturais que mais tarde passam a ser causa de mais dor e desconforto. Alimenta-se assim, um círculo vicioso.

Quem tem fibromialgia sofre uma agressão constante. Tem mais dor do que as demais pessoas, mais cansaço, mais sonolência e consequentemente mais dificuldade em suas atividades de vida diária. Sabemos que enfrentar essa situação requer grande esforço dos pacientes que, pouco a pouco, vão esculpindo em seu corpo a forma da sua dor.

A fibromialgia é um tipo de doença reumática que tende a causar bastante sensibilidade e acompanhada de dor em determinados pontos do corpo: pescoço, ombros, braços, pernas, costas e quadril. A maior parte das pessoas diagnosticadas com fibromialgia são mulheres, além da forte sensibilidade dolorosa nas articulações e músculos a fibromialgia pode vir acompanhada de: fadiga muscular, distúrbio do sono, ansiedade, dor de cabeça, depressão, formigamento e dormência nas mãos e nos pés, rigidez (ausência de flexibilidade) pela manhã, problemas de memória e concentração.

Dessa forma a RPG vai utilizar o método de alongamentos das cadeias musculares, principalmente da musculatura estática antigravitacional que interfere nas atividades diárias. Reeducando a postura, o método ajuda a evitar as dores provenientes da doença, pois o método da RPG favorece ainda a flexibilidade do paciente. Pois a RPG requer do paciente uma participação ativa, durante cada sessão serão realizados pequenos ajustes em alongamentos e uma série de posturas suaves e progressivas (deitada, sentada e de pé).

Se os devidos cuidados forem tomados, os sintomas da fibromialgia tendem a melhorar e o paciente não perde, sobretudo, sua capacidade funcional.

Ronan Batista Silva

Fisioterapeuta – CREFITO 4/203403F