Artigos

Pilates para crianças e seus benefícios

Autor: Débora Gomes Magalhães Data: 27/03/2017

O método Pilates foi criado por Joseph Pilates na década de 80 na Alemanha e teve influencia inicialmente desde as artes marciais, yoga e o estudo dos animais obedecendo sempre seis princípios: concentração, fluidez, controle, centralização de força, precisão e respiração.

                Com o passar dos anos, o método foi se propagando por diversos países tendo como adeptos inicialmente pessoas adultas que buscavam o método tanto como forma de tratamento e/ou reabilitação de alguma patologia, tanto como a busca por um corpo escultural. Porém, em 2006 nos Estados Unidos, uma nova modalidade do Pilates ganhou força, no qual Fisioterapeutas e Educadores Físicos participaram de uma campanha para divulgação e introdução do pilates nas escolas com o intuito de reduzir á queixa de dores nas costas causadas pelo peso excessivo das mochilas escolares. E, a partir disto já estaria incentivando a prática de atividade física por parte das crianças visto que a carga horária de educação física havia sido reduzida.

                No Brasil, há pouco tempo que o Pilates para crianças ou Pilates Kids vem sendo explorado, porém cresce gradativamente o número de adeptos com o passar dos anos. Em diversos studios de pilates a busca de pais preocupados com a saúde de seus filhos aumenta a cada dia, juntamente com a busca de uma modalidade de atividade física na qual se trabalha o corpo como um todo, a postura de forma correta e não provoca grandes impactos nas articulações (o que pode atrapalhar a fase de crescimento da criança), portanto ao se trabalhar pilates em crianças, podem ser adeptos crianças  a partir dos 4 anos de idade.

 

  • Benefícios do Pilates para as Crianças
  • É recomendado para crianças com déficit de atenção, pois o desenvolvimento do exercício melhora a concentração;
  • O pilates aprimora alinhamento postural das crianças criando assim uma consciência de postura;
  • Reduz o sedentarismo, e por consequência a obesidade infantil;
  • Evita lesões. Crianças flexíveis e fortes estão mais preparadas para esportes e não se machucam tanto quanto crianças que não tiveram uma preparação muscular;
  • Ajuda na socialização da criança: desenvolve a autoestima, a autoconfiança, o que ajuda a interagir com outras crianças e adultos e se integrar com outras atividades como teatro, dança, canto entre outros tantos realizados em grupos;

Assim, podemos concluir que o Pilates além de ajudar inicialmente na melhora da postura corporal e do alinhamento da coluna, também é palco para outras melhorias, tais como o aumento intelectual ao entrar em contato com palavras de outra língua na pronúncia do exercício.

O Pilates também desenvolve e melhora a criatividade quando entra em contato com diferentes formas e cores para os exercícios programados, além de a criança ter a oportunidade de crescer com um melhor desenvolvimento muscular devido aos exercícios na infância.

 

 

Débora Gomes Magalhães

Fisioterapeuta - CREFITO 210064-F