Artigos

Os Benefícios do Pilates na Labirintite

Autor: Débora Magalhães Data: 18/01/2017

Sensação de tontura, normalmente acompanhada por náuseas, diarreia, zumbido no ouvido ou suor frio, dentre outros sintomas, podem indicar labirintite, um distúrbio que surge em decorrência de alterações no funcionamento do labirinto.

O método Pilates é benéfico para o tratamento da labirintite, pois o fortalecimento dos tornozelos e quadris, paralelo ao trabalho de equilíbrio e uso de exercícios proprioceptivos podem ajudá-lo a manter-se equilibrado até que sua inflamação do ouvido interno melhore.

O interior do ouvido não é a única fonte de informações para ajudá-lo no equilíbrio; você também recebe informações:

- Dos olhos: você pode ver o caminho, fazer o movimento e escolher em qual direção seguir;
- De seus pés (se você estiver em pé) ou as pernas (se estiver sentado), que permitem que você possa sentir onde está;
- Todas as suas articulações e músculos: inclusive as articulações do pescoço, costas, pernas, pés, braços e mãos, pois eles enviam sinais dos nervos e da coluna, dizendo ao cérebro em que posição está.

Você não precisa olhar para ver se seus braços estão estendidos ou ao seu lado (eles dizem onde estão). Esta posição de senso é conhecida como propriocepção, a qual pode ser reduzida em várias condições médicas, incluindo artrite e diabetes.

Portanto, no tratamento de pacientes com labirintite e utilizando o método de Pilates serão realizados: exercícios proprioceptivos, exercícios de equilíbrio, exercícios de coordenação motora, exercícios de força e flexibilidade e exercícios de relaxamento; proporcionando assim uma melhora do quadro clínico apresentado pela patologia e um bem-estar físico, psíquico e emocional.

Débora Magalhães
Fisioterapeuta Clínica Ativa
CREFITO 210064