Os Benefícios da R.P.G. no Tratamento da Dor de Cabeça

Autor: Ronan Batista Silva Data: 19/09/2016

Conhecida popularmente como dor de cabeça, a cefaleia tem, na maioria das vezes, origem muscular, e praticamente todo indivíduo já a sentiu em algum momento da vida.
Normalmente, a dor de cabeça causa bastante desconforto, sendo incapacitante em alguns casos, podendo prejudicar as atividades do dia a dia. Ela pode ser provocada por tensões emocionais – como ansiedade, depressão ou estresse, ou tensões físicas – como vícios posturais, grandes esforços e movimentos repetitivos, dentre outros.

As dores de cabeça podem ser divididas em dois tipos: a primária e a secundária. A primária é aquela que, por si só, já é a própria manifestação da doença e não é sintoma de outra patologia. É o caso da enxaqueca. Já a dor secundária ocorre quando o sintoma é uma outra doença, como um problema de visão ou infecções.

Quando há qualquer tipo de desequilíbrio em nosso corpo em virtude de alguma alteração na tonicidade muscular, é comum a adoção de postura incorretas em atividades simples e corriqueiras. O resultado é a sobrecarga de certas estruturas do nosso corpo, podendo gerar a dor de cabeça. Nunca tente resolver um problema postural sozinho, isso pode gerar compensações corporais que vão resultar em dores futuras, que podem ser mais intensas.

Você deverá ter sempre o acompanhamento de um profissional, praticar atividades físicas regularmente e criar o hábito de fazer alongamento ao longo do dia. Essas ações ajudam no relaxamento muscular, reduzindo as tensões. Seguidas de uma alimentação adequada e de preferência com orientação de uma nutricionista, podem curar facilmente as dores de cabeça.

Adotar uma boa postura é indispensável, seja no trabalho, em casa, durante a prática de atividades físicas ou em qualquer situação do dia a dia. É necessário se posicionar corretamente durante as atividades e é preciso adequar a mobília do trabalho para que não se faça esforço além do necessário.
Há no mercado diversas medidas e medicamentos para aliviar a dor de cabeça, entretanto, se o caso for tensional, os resultados não serão suficientes sem uma reeducação postural, podendo haver recorrência das dores.

A Reeducação Postural Global (R.P.G.) promove o alongamento das cadeias musculares encurtadas e a descompressão muscular e articular com as trações da cervical, reequilibrando um segmento corporal com o restante do corpo.

Através das sessões, é possível identificar e alongar os músculos considerados responsáveis pela alteração postural e, consequentemente, pelas cefaleias. O objetivo da R.P.G., nesse caso, é aliviar as dores e evitar a sua reincidência.

Dr. Ronan Batista Silva

Fisioterapeuta Clínica Ativa