Artigos

FISIOTERAPIA UROGINECOLÓGICA - INCONTINÊNCIA URINÁRIA

Autor: Dra Ana Clara Vilasboas Data: 06/12/2017

A Incontinência Urinária caracteriza-se pela perda involuntária de urina, ou seja, pela falta de controle da bexiga e dos músculos do assoalho pélvico (músculos que sustentam os orgãos internos como a bexiga, o útero e o intestino).

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS) os problemas urinários atingem 10% da população de um país. A Incontinência Urinária é muito comum, principalmente entre as mulheres, porém existe ainda o receio e vergonha de procurar ajuda para o tratamento.

O paciente que apresenta Incontinência Urinária passa por determinadas situações como o medo de chegar tarde ao banheiro (ocorrendo perda de urina antes), perda ao realizar um esforço físico (como tossir, espirrar, correr, agachar, pular, etc), incômodo por estar molhado ou com cheiro de urina e falta de confiança em si mesmo, o que poderá levar a um isolamento social e até depressão.

Estudos científicos mostram que no Brasil 18 milhões de pessoas sofrem perda involuntária de urina, sendo que cerca de 80% são mulheres. O problema se acentua no pós-parto, em atletas, na menopausa e em cirurgias de prostatectomia (nos homens).

É possível prevenir e tratar a Incontinência Urinária por meio da Fisioterapia Uroginecológica, utilizando recursos como aparelhos de Biofeedback e a eletroterapia que estimulam o fortalecimento da musculatura do períneo, exercícios específicos, mudanças comportamentais, entre outros.

Caso o paciente apresente algum sintoma, deve procurar um médico e/ou fisioterapeuta na área de uroginecologia para diagnosticar e identificar a causa e tipo de Incontinência Urinária. A prevenção é o melhor caminho para garantir a qualidade de vida.

A Fisioterapia Uroginecológica ainda trata Disfunções Sexuais (Anorgasmia; dor durante a relação sexual; lubrificação diminuída; ejaculação acelerada; dificuldade de ereção, etc); Incontinência Fecal, Obstipação, entre outras.

Nota de Curiosidade: Estudos mostram que a prevenção e o tratamento da Incontinência Urinária contribuem na melhora do desempenho sexual pessoal e do parceiro.

 

Dra. Ana Clara Vilasboas

Fisioterapeuta - CREFITO 161790-F