Autor: Dra Roseli Moraes Gonçalves Data: 27/03/2018
A coluna vertebral é flexível porque é formada por muitos ossos relativamente pequenos, chamados vértebras, que são separados por discos intervertebrais elásticos. As vértebras se articulam entre si. Os processos articulares é que facilitam e controlam a flexibilidade da coluna vertebral.
Embora o movimento entre duas vértebras adjacentes seja pequeno, em conjunto as vértebras e os discos intervertebrais que as unem forma uma coluna bastante flexível, porém sólida, que protege a medula espinhal circundada por eles. Cada uma das 33 vértebras da coluna é única, mas possuem características que as identificam como pertencentes a uma das cinco regiões da coluna vertebral.
Nas pessoas jovens, os discos intervertebrais são fortes, em geral tão fortes que muitas vezes as vértebras sofrem fratura durante uma queda antes que haja ruptura dos discos. Além disso, o conteúdo de água dos núcleos pulposo é algo conferindo-lhes grande turgor. No entanto, a hiperflexão violenta da coluna vertebral pode causar ruptura de um disco intervertebral e fratura dos corpos vertebrais adjacentes.
A flexão da coluna vertebral provoca compressão anterior e distensão ou tensão posterior, pressionando o núcleo pulposo posteriormente em direção à parte mais fina do anel fibroso. A hérnia (protrusão) do núcleo pulposo gelatinoso para o interior ou através do anel fibroso é uma causa bem reconhecida de lombalgia e de dor no membro inferior.No entanto, há muitas outras causas de lombalgia; além disso, as hérnias costuma ser achados casuais em indivíduos assintomáticos.
A hérnia de disco intervertebral posterolateral tem maior tendência a ser sintomática em virtude da proximidade das raízes dos nervos espinhais. A dorsalgia localizada de uma hérnia de disco, geralmente é aguda, resulta da pressão sobre os ligamentos longitudinais e a periferia do anel fibroso e da inflamação local decorrente da irritação química por substâncias do núcleo pulposo. A dor crônica resultante da compressão das raízes dos nervos espinhais pelo disco herniado geralmente é referida, sendo percebida como se fosse proveniente da área suprida por aquele nervo.
A ciatalgia, dor na região lombar e no quadril que se irradia pela face posterior da coxa até a perna, muitas vezes é causada por hérnia de disco intervertebral lombar que comprime e compromete o componente de L5 ou S1 do nervo isquiático. Cerca de 90% dos casos de ciatalgia lombar estão relacionados a um processo inflamatório sobre a raiz nervosa.
Se você tem algumas das dores citadas acima, se já tem exames clínicos e diagnóstico médico, o tratamento da Osteopatia vai te ajudar promovendo alívio de dores, descompressão neural, melhora da flexibilidade, mobilidade articular vertebral, liberação dos tecidos acometidos, melhora da vascularização local, promovendo, em você, um bem-estar local e global.