Ao caminhar você sente aquela pontada no pé? Se sim, pode ser indicio de inflamação na fáscia planta

Autor: Fisioterapeuta Rafaella Silva Moura Data: 05/06/2017

Localizada na base do calcanhar estendendo por toda planta do pé,a fáscia plantar é constituída por tecido fibroso e é responsável por sustentar o arco do pé, amortecer o impacto.
A fasceite plantar ou fascite plantar, tem sintomas como fortes dores pontual no pé, pela manhã, ao iniciar os primeiros passos, seguido de uma melhora em alguns casos. E ou após ficar longos períodos em pé, e/ou depois de atividades física intensas.

A inflamação desta fáscia também ocorre por estiramento, e aumento da pressão local e sobrecarga. Segundo estudos recentes associaram essa patologia à obesidade, ao uso de calçados inadequados.

Para indivíduos que sofrem desta patologia, existem vários tratamentos, dentre eles com o Fisioterapeuta, que ao consultar o cliente, irá verificar sinais e sintomas, verificando a causa do processo inflamatório, e fazendo o programa de tratamento e conduta que melhor se adapta a cada pessoa.

Dicas importantes: Auto Alongamento da panturrilha por 30 segundos, puxando a ponta do pé para cima com as mãos, ajuda no alívio das dores; Uso de gelo no local; O uso de calçados adequados com saltos de 4cm para que ocorra melhor distribuição das cargas nos pés, e tênis específicos; Evitar atividades que intensifique a dor; consulte o médico para a prescrição medicamentosa.

Consultar um Fisioterapeuta Postural em alguns casos para verificar a utilização de palmilhas posturais, específico para cada tipo de pé e de pisada.

Fisioterapeuta Rafaella Silva Moura

CREFITO 4/210074F