Artigos

A MICROFISIOTERAPIA usada no tratamento da ORIGEM das doenças

Autor: MARIA INEZ GONÇALVES PIMENTA Data: 20/09/2017

A Microfisioterapia é uma técnica de terapia manual desenvolvida na França (hoje em mais de 12 países) na década de 80, a partir da osteopatia, pelos fisioterapeutas Daniel Grosjean e Patrice Benini. Tem como base, os princípios da embriologia, ontogenia, filogenética e anatomia. A partir de informações desses princípios, os criadores da técnica desenvolveram mapas corporais específicos que orientam o tratamento.

A técnica é utilizada para identificar a causa primária de doenças ou sintomas e estimular o organismo a realizar a autocura.

Silenciosamente, o nosso corpo luta contra agressões de diferentes naturezas, origens e intensidades. Essas agressões são provenientes de micróbios, toxinas, ondas eletromagnéticas, traumas da gestação, choques físicos ou emocionais, fraqueza de um órgão, cansaço, problemas existenciais ou relacionais, frustações, perdas, sentimentos de abandono, memórias hereditárias, “contaminação mental” (por excesso de estímulos dos meios de comunicação), etc.

Geralmente, o nosso organismo consegue se corrigir sem que nós percebamos. Contudo, se o corpo não identifica, não reconhece ou se são muito fortes, ele não pode reagir de forma eficaz.

A agressão, neste momento, gera uma “cicatriz” nos tecidos, que corresponde a uma memória do acontecimento.

O acúmulo dessas memórias pode fazer com que uma dor apareça, uma doença se desenvolva e que o corpo enfraqueça, sendo incapaz de lutar. Então, aparecem as dores e as doenças crônicas.

O tratamento com a microfisioterapia vai auxiliar na eliminação natural dessas memórias que enfraquecem o organismo. O corpo vai, então, poder reencontrar as forças e as capacidades que perdeu, às vezes, mesmo após anos.

Como é realizada a técnica?

Por meio da micropalpação no corpo e orientado pelos mapas, o terapeuta procura no corpo do paciente regiões com sinais de diminuição dos ritmos vitais. Se os ritmos estiverem diminuídos, significa que existe uma “cicatriz”, fonte de uma disfunção na região pesquisada ou a distância. É essa sensação que vai guiar o terapeuta a seguir o caminho que a agressão percorreu no corpo do paciente.

A quem é destinada?

A técnica é destinada a pessoas de qualquer faixa etária, inclusive bebês.

 

 

Fonte: Revista Saúde

http://rsaude.com.br/uberlandia/materia/a-microfisioterapia-usada-no-tratamento-da-origem-das-doencas/13249