Artigos

A importância do pré e pós-operatório nas cirurgias plásticas

Autor: Fernanda Oliveira Fontes Data: 28/09/2018

A IMPORTÂNCIA DO PRÉ E PÓS-OPERATÓRIO NAS CIRURGIAS PLÁSTICAS

 

O Brasil vem sendo uns dos países em que mais aumentam a procura por cirurgias plásticas, tais como Abdominoplastia, Mamoplastia de aumento, Blefaroplastia, Lipoaspiração e redução de mama. Com isso, a atenção com os cuidados pré e pós-operatórios devem ser de total importância, para os fatores tanto emocionais quanto fisiológicos antes e depois da cirurgia.

Temos como tratamentos de pré-operatório o preparo da pele do paciente, melhorando o tônus muscular e tissular, também o uso de equipamentos que melhorem e restabeleça a fisiologia. Tendo também as técnicas manuais que auxiliam na melhora da circulação, diminuição de líquidos e toxinas.

 Devem também ser orientadas medidas úteis para melhorar a homeostase fisiológica durante o processo pós e intra-operatório. Sendo:

 

· Não fumar por 48 horas antes da cirurgia e pelo menos até o 21º dia de pós-operatório para evitar prejuízos no processo de cicatrização;

· Realizar alimentação balanceada;

· Realizar perda de peso para facilitar a recuperação no pós-operatório bem como praticar atividade física para fortalecer a musculatura e melhorar o condicionamento físico geral.

 

Técnicas utilizadas para tratamentos pós-operatórios:

 

  • Drenagem linfática;
  • Uso de cosméticos e filtro solar;
  • Uso de cintas e faixas compressoras;
  • Uso de eletroterapia (microcorrentes, pressoterapia, vacuoterapia, ultrassom, radiofrequência, laser de baixa potência)

     

Para um melhor resultado e benefício do paciente, o tratamento deve ser iniciado o quanto antes, sempre com a liberação médica. Nosso objetivo é ajudar na diminuição da dor, e no desconforto e aceleração no processo de cicatrização.

Caso não tenha esses cuidados de imediato podem ocorrer a formações de aderências, fibroses, cicatrizes inestésicas e queloides, bem como distrofias irreversíveis. Procure sempre um profissional capacitado, caso contrário isso também poderá levar as mesmas alterações e complicações maiores no resultado final.

Sendo um bom profissional, você conseguirá ótimos resultados, confiança médica e reconhecimento profissional de seus pacientes.

 

Bibliografia:
PEREIRA,M.F. Recursos Técnicos em Estética. Voll.II São Paulo: Difusão 2013
GUYTON,A.C. HALL,H.E.A.  A microcirculação e o Sistema Linfático: Tratado de Fisiologia Médica. 9. Ed. Guanabara Koogan: Rio de Janeiro, 1997.
OLIVEIRA, A.L. et.al. Curso Didático de Estética. Vol. II. São Paulo: Yendis, 2008;
Site: http://www2.cirurgiaplastica.org.br/

 

Fernanda Oliveira Fontes 

Esteticista