A Articulação Temporomandibular e suas disfunções

Autor: Carulina Santana Data: 13/09/2016

A articulação temporomandibular (ATM) é a responsável pela articulação do crânio e da mandíbula, e faz parte do sistema estomatognático. Este sistema realiza várias tarefas funcionais, como falar, comer, mastigar, assoviar e beijar, visando ao máximo de eficiência com a proteção de todos os diferentes tecidos envolvidos.

A fisioterapia lança mão da terapia manual com um arsenal de técnicas e procedimentos para tratar das alterações patológicas da ATM. Pode ser utilizada a liberação miofascial da musculatura cervical, facial e do crânio; a digitopressão para diminuir as dores referentes a nódulos musculares; e também alguns exercícios ativos para ganho de amplitude de movimento (ADM) da mandíbula, da cervical e da escápula.

Todas as técnicas citadas contribuem com a melhora das dores orofaciais, dores de cabeça, dores na mandíbula e face, pescoço, fundo do olho, ruídos articulares (estalos), zumbidos ou incômodo no ouvido, tonturas e vertigens, limitação de abertura bucal, desgaste nos dentes e dificuldades na mastigação, e outras funções do sistema estomatognático. A Eletroterapia soma-se às condutas de terapia manual, principalmente, com o objetivo de aliviar da dor.

As disfunções temporomandibulares (DTMs) são modificações patológicas relacionadas à parte muscular mastigatória, ligamentar e nervosa, seja na região buco-facial ou cervical e escapular. De causa ainda não definida, acredita-se que o estresse possa estar ligado com o surgimento dos sintomas, além de episódios de bruxismo, trauma na região da cabeça e pescoço. Há um destaque com relação a má-postura – existe um crescimento no número de pacientes com alterações musculares relacionados aos sintomas das DTMs. Isso se dá devido à íntima relação entre os músculos da cabeça, da região cervical e do sistema estomatognático. Além disso, alterações posturais da cabeça e do restante do corpo levam a desvantagens biomecânicas que resultam em quadro de DTMs.

Se você tem sintomas de DTM, agende uma consulta com um de nossos Fisioterapeutas!

Carulina Santana
Fisioterapeuta Clínica Ativa